Blog da Fix Serviços

Como trocar resistência do Chuveiro elétrico?

Meu chuveiro não esquenta, o que fazer?

Abaixo veremos como trocar a resistência de um chuveiro, use o infográfico no final do artigo para facilitar a troca da sua resistência.

Mas como saber se a resistência está mesmo queimada? A primeira verificação é na caixa de distribuição, onde ficam os disjuntores. Localize o disjuntor responsável pelo circuito do chuveiro, os disjuntores de chuveiro são os com valores de Amperagem mais altos, geralmente acima de 32A.

Esse passo também será utilizado para a troca da resistência, pois é preciso desligar o circuito do chuveiro para fazer a manutenção e troca da resistência, se não souber qual o disjuntor desligue a rede geral, de qualquer forma verifique o item trabalhando com segurança.

Testes para confirmar se a resistência está queimada

Após descartar problemas com o disjuntor o próximo passo é confirmar se existe pressão suficiente de água para o chuveiro. Sem pressão o diafragma interno que faz o contato elétrico não é ativado e a resistência não é alimentada.

Essa verificação é visual e o usuário vai verificar se a pressão ou quantidade de água no chuveiro diminuiu nos últimos banhos.
O registro do chuveiro deve ser ligado no máximo, isso vai garantir que o diafragma seja acionado corretamente e a eletricidade chegue a resistência.

Vale lembrar que em dias muito frio o chuveiro pode não conseguir aquecer a água se a mesma estiver com muita pressão, então para confirmar se ele está aquecendo pode ser necessário desligar aos poucos o registro, de forma lenta e sentir a temperatura da água ao mesmo tempo.

Resistência queimada e agora?

A resistência é a peça fundamental para aquecer a água, ela é que converte a energia elétrica em energia térmica. É a resistência do seu chuveiro elétrico ou ducha que esquenta a água do seu banho relaxante.

Quando a resistência ficar sem contato com a água dentro do tanque do chuveiro, ela pode se romper imediatamente. Essa peça também sofre com desgaste e tem uma vida útil ligada ao tempo de uso.

Portanto as causas mais comuns de queima da resistência são, desgaste e contato da resistência aquecida com o ar. Logo se o seu chuveiro não esta aquecendo, o problema pode estar na resistência que esta queimada.

De modo que esse problema é muito comum que irá ocorrer com qualquer chuveiro durante o uso. Resolver esse problema comum é muito fácil se seguir os passos corretos para a troca da resistência queimada.

Motivos para a queima da resistência:

a) Pressão baixa e pouca água sobrecarregam o chuveiro.
b) Os disjuntores elétricos podem estar falhando.
c) A conexão do chuveiro pode estar oxidada ou com mal contato.
d) Banhos mais quentes e longos gastam mais rapidamente a resistência. (desgaste natural)
e) A voltagem do chuveiro pode não ser compatível com a voltagem da sua casa.

Resistência do chuveiro queimada, o que fazer?

Devemos cuidar da segurança, pois a troca da resistência do chuveiro elétrico pode ocasionar graves acidentes, desde quedas até algo muito pior. Por isso se não conhece as normas de segurança como a NR10 e não tem as ferramentas adequadas contrate um eletricista da sua confiança.

Atenção: use essas dicas por sua total responsabilidade, lembre-se sempre de desligar o disjuntor e usar equipamentos de proteção.

Trabalhando com Segurança:

Primeiro e fundamental é desligar o disjuntor que alimenta o chuveiro, este é um passo que não pode ser pulado, se tiver alguma dúvida de qual é o disjuntor correto é melhor nem continuar pois o risco de o chuveiro estar energizado é grande.

Mesmo com a rede desligada e recomendável fazer a troca da resistência como se a eletricidade ainda estivesse ligada, então se estiver utilizando anéis e acessórios metálicos será necessário retira-los. Nunca faça reparos elétricos sem um calçado adequado, no geral devem ser com solados de borracha e sem partes metálicas.

Modelos de Resistências:

Procure no chuveiro o modelo do mesmo, fique atento visto que uma mesma marca pode ter dois modelos de resistências diferentes. A melhor forma de evitar comprar a resistência errada é consultar o site do fabricante, os principais são Lorenzetti, corona, hydra, cardal e fame.

Potência da Resistência:

As resistências podem ter diferença de potencias e essa é uma informação importante, pois ultrapassar os valores já instalados podem acarretar em queda do disjuntor durante o banho ou um possível super aquecimento na fiação podendo ocasionar um curto circuíto.

Esses valores são dados em watts e os valores podem variar de 3000W até 7500W, estes também estão relacionados com o dimensionamento dos disjuntores, sendo que a voltagem de Blumenau é 220V  deve ficar em torno de 40A, valor este que protege os cabos de super aquecimento.

Fiação Correta para Potência do Chuveiro

Cada espessura tem uma capacidade de corrente, e conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na NBR 5410 é dada em ampères (A). A espessura mínima do fio de instalações elétricas para chuveiros é de 4 mm² que em 220V suportam 32A e 6 mm² que suportam 41A.

Na dúvida consulte um eletricista qualificado para verificar se a espessura do seu circuito está correta e trocar os fios e disjuntor se for preciso.

Não respeitar a espessura mínima não irá queimar o chuveiro, porém podem causar problemas como o superaquecimento dos fios e curto circuito, bem como desperdício de energia e podem ocasionar incêndios. Quando sentimos o cheiro de plástico queimado durante o banho o problema pode ser esse ou ainda uma conexão mal feita.

Depois dessas informações vamos para o principal, a troca da resistência!

Materiais

  1. Com a resistência em mãos, lembre-se de desligar o disjuntor do chuveiro para não levar choque (na dúvida, desligue a chave geral mesmo).
  2. Na sequencia devemos abrir o chuveiro, no geral será preciso desrosquear o espalhador do chuveiro (saída principal de água do chuveiro, muito parecida com uma peneira).
  3. Troque a resistência queimada pela nova, que pode ser manual em alguns modelos ou com ajuda de uma alicate em outros.
  4. Em todas as etapas tenha bastante atenção na sequência da desmontagem, visto que a montagem é na sequência inversa.
  5. Lubrifique as roscas e encaixes das partes plásticas, isso ajuda a fechar a ducha e evitar vazamentos, respeite bem os encaixes e evite forçar excessivamente.
  6. Por último basta recolocar o espalhador aproveitando para limpar os furinhos com uma escova.

IMPORTANTE: antes de ligar o disjuntor, deixe o chuveiro ligado na água fria. Aproveite para ver se ficou algum vazamento.

Sair da versão mobile