O 19º Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo de Blumenau, será totalmente on-line devido aos problemas decorrentes da pandemia do COVID-19, sendo assim o Núcleo Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) manterá a premiação mesmo em meio ao coronavírus.

A data de lançamento da décima nona edição será no dia 05 de agosto e as inscrições podem ser feitas até dia 28 de setembro diretamente pelo site da Acib Jovem.

O principal diferencial neste ano é que o prêmio foi moldado para ocorrer totalmente online, iniciando já na inscrição, depois pela avaliação da comissão julgadora e o “Ptich Elevator” dos empresário classificados.

Até mesmo a logomarca do evento foi adaptada e o fundador da Acib, Gustav Salinger, ganhou uma máscara de proteção para marcar o momento que estamos vivendo.
#gustavsalinger2020

A cerimônia on-line de premiação vai ocorrer dia 9 de novembro, as categorias premiadas serão:

  • Comércio,
  • Indústria,
  • Serviços,
  • Case de Marketing,
  • Jovem Empreendedor.

Os candidatos que vencerem vão receber vencedores receberão:

  • Troféu,
  • Bolsa de estudo de pós graduação da Unicesumar,
  • Certificado expedido pela Acib,
  • EAD da Proway por três meses,
  • Divulgação na imprensa,
  • Chinelo feito à mão do Estúdio Elisa Marchi,
  • Veiculação em outdoor para divulgação do prêmio recebido.

A 19ª edição do Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo já tem o apoio do BRDEUnicesumarSegalas, NSC e Núcleo de Mídia Exterior da Acib.

Outra novidade é que até mesmo a logo do evento foi modificada em decorrencia da pandemia e o fundador da Acib, Gustav Salinger, vem com uma máscara de proteção para destacar o momento pelo qual estamos passando.

Gustav Salinger

QUEM FOI GUSTAV SALINGER?

Gustavo Salinger (23 de junho de 1848 – 9 de fevereiro de 1920) foi o terceiro prefeito do município de Blumenau, entre os anos de 1889 a 1890.

Foi Cônsul Honorário da Alemanha e primeiro presidente da ACIB (Associação Empresarial de Blumenau). Atualmente, a entidade confere, por seu núcleo de Jovens Empreendedores, o Prêmio “Gustav Salinger” a empresários que se destacam.

Nascido na Alemanha em 1849, chegou ao nosso país em 1876.

Cinco anos depois (1881) foi designado por Wilhelm Assenburg para cuidar de sua filial de Blumenau.

Anos mais tarde Gustav Salinger comprou o negócio comercial e fundou um empreendimento de importação de mercadorias e exportação de produtos coloniais.

A firma Gustav Salinger & Cia, cresceu e obteve sucesso, e com isso o crescimento com abertura de novos pontos comerciais como a Casa Salinger.

Entre 1889 e 1890 foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores, período em que houve a adesão à República, já proclamada e aceita em todo território nacional.

Em 1901 no dia 05 de novembro ajudou a fundar a então Associação Comercial e Industrial de Blumenau, sendo a primeira associação empresarial de Santa Catarina, nesse mesmo ano foi escolhido como presidente da associação.

Gustav Salinger representou o comércio de exportação e importação para a região do Vale do Itajaí.

Salinger tinha espirito de liderança e uma coragem de empreendedor, por tudo isso foi fundamental para o crescimento da cidade de Blumenau, deixando um legado para as futuras gerações.

Se dedicou nos últimos 25 anos de vida como Cônsul da Alemanha, vindo a falecendo em 1920, com 71 anos de idade.