Qual a tensão elétrica de Blumenau, Santa Catarina?

Se você planeja se mudar para a terceira maior cidade de Santa Catarina e não sabe se na mudança leva seus eletrodomésticos devido a voltagem, vamos lhe ajudar!

Então veja neste artigo a resposta para esta dúvida importante.

Voltagem em Blumenau: 110V ou 220V?

Em Blumenau a voltagem é 220V, também chamado tecnicamente de Tensão Elétrica.

Mudando-se de uma região 110V será possível economizar com o frete e conseguir um valor melhor pelos seus eletrodomésticos.

Se precisar consultar um eletricista em Blumenau para lhe ajudar pode contar com a equipe da Fix Serviços e Reparos, estamos a disposição para quaisquer dúvidas, Ligue (47) 98804-1306 ou mande uma mensagem por WhatsApp com sua dúvida que vamos lhe ajudar o mais rápido possível.

Poderá utilizar Transformador?

Sim, a utilização de transformador é uma opção, porém poderá ser um incomodo achar um local adequado para colocar.

Uma máquina de lavar roupas, ela é preparada para ser molhada e trabalhar em local úmido, mas um transformador não. Transformador no chão pode enferrujar e manchar o piso, e se for molhados o risco de choque elétrico é grande.

Então se puder planejar sua mudança elimine de sua lista o uso de transformadores.

Todavia muitos equipamentos como televisores, carregadores de celular e entre outros no geral são bi-volt.

Concessionária de distribuição de energia em Blumenau

Em Blumenau a Celesc é responsável pela distribuição de energia 220V, bem como no restante de Santa Catarina. A energia que ela distribui vem pela Eletrosul e a redistribui aos consumidores do Estado SC.

Logo da Celesc Distribuições SA

 

Mudar a Voltagem das Tomadas é possível?

Está é uma pergunta comum que recebemos de nossos clientes que estão se preparando para mudar de uma região 110V. Muitos questionam que onde moram podem transformar uma tomada 110V em 220V e gostariam de saber se o contrário também pode ser feito?

A resposta é não, pois quando uma residência recebe da concessionária 110V um eletricista pode somar duas fases (110V + 110V) e transformar em 220V. Porém não é possível dividir uma rede 220V se ela já é entregue assim.

Posso usar um dispositivo de 50 Hz em uma frequência de 60 Hz?

Se você está se mudando de uma região fora do Brasil, ou tem algum produto importado da Europa, Nova Zelândia ou Austrália por exemplo seu produto segue o padrão de frequência de 50 Hz, no geral aparelhos eletrônicos que não usam motor não são afetados pela frequência e operam em ambas.

Problemas com equipamentos com motores

No caso de equipamentos com motores como lavadoras de roupas, se o equipamento não tiver algo que identifique a diferença de frequência, o resultado será uma velocidade 20% maior e isso pode danificar o produto visto que a centrifugação o tambor pode ultrapassar 1400rpm, por isso esse tipo de equipamento identifica essa diferença na frequência e mostrará um erro no visor.

Regiões que usam 50 ou 60 Hz

No mapa abaixo, os países em vermelho adotam o padrão americano de 60 Hz. Enquanto os países em azul usam o padrão europeu de 50 Hz.

No Japão, a parte leste do país usa 50 Hz e a parte oeste implementou 60 Hz.

Diferenças entres os padrões

Um motor feito para 50 Hz operando em 60 Hz vai aumentar a velocidade em 20%. Para aumentar o torque na mesma proporção, a relação tensão/frequência deve ser constante.

Nas frequências mais baixas, as perdas do núcleo e correntes parasitas são menores. E se um motor para 60 Hz for usado em 50 Hz? Vai consumir mais corrente devido a menor impedância do motor, perder potência e aumentar a temperatura, podendo queimar.

Quanto à eficiência, tem pouca diferença entre as frequências. O que mais influencia é a tensão 110 ou 220 V.

Podem ser usados conversores de frequência para evitar estes problemas.