A premiação Willy Sievert foi criada em 2018 com o intuito de identificar empresários que destacaram na administração de suas empresas e também em ações sociais.

Ademais foi um empresário de grande importância e o sr. Willy Sievert, que inicialmente era balconista e depois se tornou proprietário da empresa.

Flier da Casa Willy Sievert

Por que Willy Sievert?

O grande homem de negócios, nasceu em 1903 aos 30 anos, comprou a loja “Arthur F. Hoeschl” e a transformou.

Tornou-se uma das mais conhecidas da região, oferecendo uma imensa variedade de produtos, serve de exemplo para outros empreendedores.

De acordo com Fantinato, não poderia haver nome melhor para  o troféu, do que Willy Sievert, que é sinônimo de empreendedorismo.

“Está é a segunda edição e sempre procuramos homenagear alguém que esteja fazendo a diferença. No ano passado, nossa escolha foi pelo Luciano Hang, proprietário da Havan e que é um exemplo para todo o Brasil. O Ricardo segue a mesma linha e por isso foi merecida a escolha”, declarou.

não poderia haver nome melhor para o troféu, do que Willy Sievert, que é sinônimo de empreendedorismo.

Sobre a premiação

O presidente da Comissão Organizadora, explica que a premiação foi criada com o objetivo de incentivar os empreendedores locais.

Afinal “Os homenageados são exemplos para os jovens e têm uma história inspiradora, que merece ser conhecida”, reconhece. 

Conforme o presidente da Comissão explica que não é necessário ser membro do Rotary para ser escolhido.

Como funciona?

Todos os anos é formada uma comissão e os cerca de 50 rotarianos podem dar sugestões e têm direito ao voto.

Assim essa comissão analisa a história de cada candidato, o crescimento, a geração de emprego e a contribuição para a sociedade, além do seu papel social.

Assim sendo os critérios são muito rígidos e só escolhemos empresários que realmente estejam fazendo algo diferente”, afirma. 

O homenageado de 2018 foi o empresário Luciano Hang, do grupo de lojas de departamentos HAVAN, ele homenageado pelo clube pela sua capacidade empreendedora e seu crescimento exponencial .

Com efeito o Sr. Luciano apresentou seu histórico e teceu comentários em relação à situação do país, empreendedorismo e administração.

Assim também o segundo homenageado (2019) foi o jovem empresário Ricardo Cristiano Oribka proprietário da proprietário da Transpotech.

Este recebeu o 2º Troféu Empreendedor Willy Sievert por seu crescimento vertiginoso e contribuição à sociedade, nos últimos anos

Quem foi Willy Sievert

Retrato do sr. Willy Sievert em 1961
Sr. Willy Sievert em novembro de 1961 

O senhor Willy Sievert foi um tradicional comerciante de Blumenau, ele também era conhecido por ser fotógrafo e por filmagens

De fato na questão de filmagens foi o pioneiro da cidade, nos mais diversos eventos.

Seu empreendimento A Casa Willy Sievert localizava-se na Rua XV de Novembro, uma loja com 3 mil artigos diferenciado.

Como também uma Grande variedade em mantos de lã e nylon, casacos de pele, capas de gabardine e chantug, pulovers e blusas de lã, artigos para presentes, porcelana Schmidt, discos, toca-discos, rádios das melhores marcas e acordeons Hering e Todeschini.

O senhor Luiz Carlos Nemetz declarou a respeito do senhor Willy Sievert:

Uma pessoa amável, educada, culta e com grande espírito comunitário. De quando em vez, cruzava com sua simplicidade, sentado nos bancos da Beira Rio, apreciando em estado de silenciosa meditação contemplativa, a beleza do rio Itajaí-Açu.

Luiz Carlos Nemetz

Em sua homenagem um no auditório do Teatro Carlos Gomes leva o seu nome como Auditório Willy Sievert, em Blumenau.

Patrimônio Histórico

Residência da família Willy Sievert tombada em 2012

Sua residência foi tombada em 2012 como patrimônio histórico, essa casa foi construída para servir de residência a Willy Sievert e sua família.

Assim esta edificação apresenta simetria marcante onde predominam as linhas retas em contraponto às linhas curvas da sacada e varanda.

Portanto destaca-se pelos ornamentos decorativos e arquitetônicos tanto internamente quanto externamente, a exemplo, a mansarda em curva na cobertura.

Além disso, destacam-se os detalhes em alto relevo, os desenhos geométricos nos pisos de madeira, as molduras nas janelas.

Mas também o guarda-corpo e a grade da porta principal com arabescos moldados em ferro.

A edificação, teve projeto de autoria de Paul Meinecke, foi construída em na década de 1940 para servir de residência da família de Sievert.

Portanto o senhor Willy Sievert foi um importante comerciante, proprietário da Casa Willy Sievert.

Esta é uma edificação de grande relevância cultural para o município, devido sua história e arquitetura.

Além do seu valor histórico, a edificação possui grande valor arquitetônico e urbanístico. O terreno de dimensões urbanas, mais elevado em relação à rua, e o jardim arborizado protegem e valorizam a edificação.


Comerciante criativo e importante cidadão Blumenauense, Willy Sievert ficou conhecido por registrar em filmes e fotos os importantes acontecimentos da cidade.

Grande parte da história da cidade está guardada graças aos seus registros.